A CASAPLANTA
A Casaplanta é um estúdio de criação, desenvolvimento e produção de projetos artísticos e culturais que nasceu em 2016 da parceria de Amanda Dafoe, Julia De Francesco, Nicole Candian e Renata Moura. Juntas habitamos e gerimos um espaço compartilhado no centro da cidade de São Paulo. Com trajetórias individuais e plurais no design, arquitetura, artes visuais e jornalismo, nos encontramos na produção cultural e por meio dela reconhecemos possibilidades de aprendizado, potência crítica e engajamento. O desejo de nos juntarmos partiu do reconhecimento comum da necessidade de repensar dinâmicas de trabalho e de desenvolver práticas mais horizontais de atuação dentro do sistema da produção cultural.
O QUE FAZEMOS
A estrutura interdisciplinar da Casaplanta permite uma atuação abrangente e colaborativa na criação e gestão de projetos, pesquisa e coordenação de conteúdo, produção, design e arquitetura. Sempre que necessário, expandimos nossa plataforma a partir de uma ampla rede de parceiros colaboradores de diversos setores.
Concentramos a nossa atuação nos seguintes segmentos:
PRODUÇÃO
Produção Executiva: atua ativamente no desenvolvimento dos projetos por meio da elaboração, acompanhamento e gestão de cronogramas, orçamentos, pagamentos e prestação de contas dos projetos realizados.
Coordenação e Acompanhamento de Projetos: organização e gerenciamento de equipes integradas (artistas / instituições / fornecedores / prestadores de serviço) e seus fluxos de trabalho por meio de articulações, pesquisas e alinhamento com o cronograma e orçamentos disponíveis.
Produção de obras: engloba universos de definições técnicas e teóricas em conjunto com os artistas e/ou realizadores para o desenvolvimento e execução de peças e séries de trabalhos artísticos. Do início à entrega dos projetos, são realizadas pesquisas, testes, desenhos técnicos, orçamentos e contato com fornecedores e parceiros.
COMUNICAÇÃO VISUAL
A tradução do conceito de um projeto para o meio gráfico é parte fundamental da construção de sua recepção. A Casaplanta desenvolve comunicação visual em todos os âmbitos: ambiental, impresso e digital. Trabalhamos com um rigor conceitual que garante que cada projeto seja significativo e original.
ARQUITETURA
Expografia: O desenho do espaço que recebe o projeto é pensado e estruturado para valorizar as obras e principalmente a relação do público com as mesmas. O projeto arquitetônico é apresentado por meio de pesquisas, prototipagem e desenhos técnicos. Também acompanhamos de maneira detalhada a sua construção.
Cenografia: O desenvolvimento de cenografias para espetáculos permite que os universos poéticos ganhem vida a partir de construções criativas. Por meio de testes, desenhos técnicos e pesquisa de materiais, é possível trazer a poética dos textos e músicas à diversos palcos e espaços.
QUEM SOMOS
AMANDA DAFOE é formada em Arquitetura e Urbanismo. Dedica-se ao desenvolvimento de exposições, produção de conteúdo, coordenação e curadoria, além de trabalhar com direção de arte e comunicação visual. É mestra pela FAU-USP, com dissertação que trata da museografia original do MASP (Museu de Arte de São Paulo), de autoria da arquiteta Lina Bo Bardi. Desde 2009 atua no desenvolvimento de exposições de arte contemporânea e projetos culturais em âmbito nacional e internacional.
JULIA DE FRANCESCO é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, com especialização em Arte, Crítica e Curadoria pela PUC-SP. Atua nas áreas de criação e produção de projetos cenográficos, expositivos e culturais. Em sua bagagem traz o desenvolvimento de cenografia para óperas e exposições nacionais e internacionais, transitando com seu trabalho entre espaços clássicos e urbanos.
NICOLE CANDIAN é formada em Artes Visuais pela Belas Artes de São Paulo e a partir de 2010 acompanhou por projetos em arte educação e organização de acervos de publicações independentes. Atualmente dedica sua atenção ao campo da imagem e da escrita. Pós-graduada em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Faculdade Santa Marcelina, desde 2011 contribui na produção de exposições de artistas contemporâneos nacionais e internacionais.
RENATA MOURA é formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Desde 2009 trabalha com produção de projetos socioculturais com foco nas Artes Visuais, tendo trabalhado no Museu de Arte Moderna de São Paulo e com as produtoras: Casa Redonda, Arte3, Magnetoscópio e Madai. Produziu exposições de artistas brasileiros e estrangeiros, como “Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI” (Sesc Pompéia-SP); “CRU – Comida, Transformação e Arte” (CCBB-Brasília), Bauhaus.foto.filme (Itinerante). Foi assistente do curador Marcello Dantas na Bienal de Vancouver 2014-2015. Em 2015, coordenou e produziu os projetos da chef de cozinha Ana Luíza Trajano e descobriu o amor pela fermentação. Tem pós-graduação em Culturas Alimentares e Mobilidade pela Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo, na Itália, com dissertação cartográfica sobre vinho de missa no Brasil.